PERIODONTIA

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas as principais doenças periodontais são a gengivite, a periodontite e o abscesso dentário.

São processos inflamatórios e/ou infecciosos que podem ficar limitados à gengiva ou atingir todos os tecidos do periodonto, levando a um quadro mais grave e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar. 

A Gengivite

gengivite é a inflamação da gengiva, causada, no geral, por acúmulos bacterianos, placa e biofilme em volta dos dentes.”,

 Esse é um problema muito comum de ver nos consultórios e que pode atingir pessoas de todas as idades — principalmente por causa da má higienização.

A gengivite se inicia de uma forma muito sutil, provocando pouco ou nenhum sintoma, então, você pode nem percebê-la. Ela também acaba limitada a apenas um dente ou uma pequena região da boca, mas, quando não recebe tratamento, se agrava, atingindo áreas maiores.

Periodontite

Quando não tratada, a tendência da gengivite é continuar se agravando. Essa inflamação, então, pode alcançar outras estruturas e evoluir para a periodontite, que afeta tecidos mais profundos do periodonto.

Esse quadro é bem mais severo e pode se tornar infeccioso, atingir os ligamentos periodontais e o osso alveolar, que mantêm os dentes presos à boca. Quando não tratada, a periodontite pode levar à perda dentária.

Abscesso dentário

O abscesso também é um tipo de inflamação, só que, nesse caso, existe a produção de pus em um ponto específico da boca — ao redor do dente ou na raiz dele. Existem dois tipos de abscesso: periodontal e periapical.

Em ambos os casos, ocorre a formação de um nódulo purulento, que provoca dor e incômodo. Ele é causado por uma infecção bacteriana que não recebeu o tratamento adequado, levando ao acúmulo de bactérias, líquido inflamatório e células mortas.

Quais são os sintomas das doenças periodontais?

Os sintomas das doenças periodontais podem variar de acordo com o problema desenvolvido e a gravidade do quadro. A gengivite, por exemplo, que é menos grave, costuma manifestar:

  • sangramento gengival;
  • inchaço na gengiva;
  • alteração de tonalidade do tecido;
  • gosto ruim na boca;
  • mau hálito.

A periodontite, por sua vez, pode provocar todos esses sintomas de uma forma mais intensa. Além deles, ocorre:

  • impressão de dentes mais longos;
  • descolamento da gengiva;
  • sensibilidade dentinária;
  • mobilidade dentária.

No caso do abscesso, conforme explicamos, pode-se perceber, principalmente, a formação de um nódulo, ou seja, um pequeno caroço na região da gengiva. Há, também, inchaço na face e/ou no pescoço.

É muito importante ressaltar que o abscesso é um problema que requer tratamento urgente. Essa é uma infecção mais intensa e que pode levar a um quadro infeccioso generalizado, trazendo complicações para todo o organismo.

 

Endereço

Av. Rio Branco, 45 SL 507 E 508 - Centro - RJ