Harmonização Oro Facial

A harmonização orofacial é uma área da odontologia responsável por buscar o equilíbrio entre a relação estética e funcional do rosto e sorriso do paciente. Através de alguns procedimentos, é possível corrigir assimetrias e melhorar algumas proporções faciais. Além de contribuir para o bem-estar e saúde, o procedimento também auxilia na auto-estima.

Antes do procedimento ser realizado, é feito uma análise das estruturas da face, sorriso e arcada dentária, além das principais queixas do paciente. Assim, conseguimos elaborar um plano personalizado, a fim de atender todos os objetivos do paciente.

1 – Toxina Botulínica

Também conhecida como Botox, a toxina botulínica é uma das técnicas mais utilizadas em procedimentos de HOF. Além das finalidades estéticas, o procedimento pode ser feito com fins terapêuticos e para a saúde. A aplicação desse procedimento pode auxiliar em problemas como bruxismo, dores de cabeça e sorriso gengival.

A toxina é utilizada com o objetivo de evitar a contração muscular, provocando relaxamento e consequentemente diminuindo as rugas e linhas de expressão causadas pelo envelhecimento natural da pele ou pela ativação frequente da área.

O tratamento é rápido e não causa dores. O recomendado é que o paciente volte ao consultório dentro de 15 dias para passar por uma reavaliação. Os resultados podem durar de 3 a 6 meses.

2 – Preenchimento com Ácido Hialurônico Face e Lábios

A aplicação do ácido hialurônico consiste na correção das rugas e linhas de expressão no rosto.

O procedimento é feito através da reposição de volume de uma região específica da face. O objetivo é redefinir contornos do rosto, mandíbula, nariz, maçãs do rosto e olheiras.

As aplicações são feitas após um mapeamento do rosto por meio de pontos que entregam resultado superior nos tratamentos convencionais. Proporciona um leve efeito lifting, trazendo uma aparência mais jovem, porém sem perder a naturalidade do rosto. Funcionalmente, reestrutura a face que foi acometida pelas perdas de gordura, músculo e osso

O Ácido Hialurônico é um ativo produzido naturalmente pelo corpo que possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. É encontrado no organismo, mas com o passar do tempo sua produção diminui, precisando ser reposto em formato de tratamento, através de aplicações tópicas ou injetáveis. Seu resultado é visível de imediato.

3 – Bioestimuladores de Colágeno

Bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele. Podem ser utilizados para reposição de volume a longo prazo e diminuição da flacidez. As substâncias mais utilizadas para este fim são:

  • Hidroxiapatita de Cálcio – Radiesse/Diamond
  • Ácido Poli-l-lático – Sculptra/Elleva
  • Policaprolactona – Elansé
  • Fios de PDO

O objetivo principal destes produtos não é o preenchimento, mas sim a bioestimulação decorrente da ação estimulatória nos fibroblastos, células que produzem as fibras colágenas.

Mais colágeno na pele significa uma pele mais firme, menos flácida. E essa firmeza melhora o aspecto geral da face de forma muito natural e delicada.

A degradação do colágeno no organismo humano ocorre naturalmente a partir dos 30 anos de idade com perda aproximada de 1% ao ano. Exposição solar excessiva, exercícios físicos intensos, poluição e tabagismo podem acelerar este processo. Os principais sinais clínicos decorrentes deste fenômeno são: flacidez, perda de volume, elasticidade e hidratação natural da pele. A perda óssea que ocorre na face também contribui para um aspecto de envelhecimento mais evidente e pronunciado.

A aplicação de bioestimuladores promovem a formação de novo colágeno proporcionando uma recuperação  da firmeza perdida ao longo dos anos e uma melhora na qualidade da pele.

Onde o Bioestimulador pode ser aplicado?

Bochechas, Mandíbula, Queixo, Têmporas e Pescoço. Os fios de PDO podem ser aplicados na face toda, inclusive nas pálpebras inferiores e nos códigos de barra.

Quais os resultados do tratamento com Bioestimuladores?

Eles auxiliam na recuperação sutil do volume facial, reduz as rugas e marcas de expressão e melhora a flacidez das regiões onde foi aplicado. Seus efeitos são graduais e duradouros, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 6 meses após o tratamento. O resultado é um rejuvenescimento e uma recuperação natural dos contornos da face.

Os efeitos são percebidos em 4/6 semanas após a primeira sessão com resultado final após 3 meses.

As sessões devem se repetir a cada 30/60 dias e o número de sessões varia de 1 a 3.

4 – Skinbooster

O Skinbooster é um procedimento que utiliza o ácido hialurônico de uma forma mais líquida nas camadas mais profundas da pele. É aplicado por meio de injeções que estimulam uma profunda hidratação e elasticidade na pele, promovem a produção de colágeno e suavizam linhas e rugas finas.

O Skinbooster é uma hidratação injetável que trata profundamente a pele através do ácido hialurônico e diversas vitaminas que possui na sua composição. Eles trazem um resultado muito superior aos cremes noturnos, que atuam somente na camada mais superficial.

O skinbooster é aplicado através de microinjeções que podem ser realizadas no rosto, pescoço, colo e mãos para hidratação destas regiões. A ação dele é potencializada com maior número de sessões e cuidados diários com a pele, os resultados variam de pessoa para pessoa, podendo durar até 6 meses.

5 – Fios De PDO

Os fios de PDO são fios absorvíveis pelo organismo e que estimulam o corpo a produzir colágeno. Ou seja, com o passar dos tempos eles naturalmente são absorvidos pelo corpo humano e promovem uma melhora da qualidade e firmeza da pele.

A polidioxanona (PDO) é uma substância sintética e biodegradável, usada há mais de duas décadas em forma de fios de suturas por cirurgiões urologistas, gastroenterologistas e oftalmologistas, e atualmente é empregada como material para fios de sustentação facial reabsorvíveis.

Quais os objetivos de utilizar os fios de PDO
• Inserir múltiplas agulhas terapêuticas com o fio de PDO absorvível na região da face.
• Provocar uma reação inflamatória tecidual limitada.
• Estimular a produção tecidual de colágeno.
• Permitir a permanência temporária do material absorvível.
• Obter um efeito não cirúrgico de redução de flacidez da pele facial.

Temos diversos tipos de fio de PDO no mercado:

  • Lisos
  • Parafusos- Os fios parafuso de PDO são semelhantes aos lisos em suas indicações mas promovem um suave efeito preenchedor.
  • Espiculados (com garra).

Cada um deles com funções específicas e que serão utilizado dependendo do local e resultado que se espera.

Endereço

Av. Rio Branco, 45 SL 507 E 508 - Centro - RJ