Implantes Dentários
O que é um implante?
Os implantes dentários são parafusos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, contribuindo assim para uma melhor aparência física e função mastigatória. Eles são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes.
Como funcionam os implantes dentários?
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais e é um tratamento mais conservador que a ponte fixa que precisa de desgaste dos dentes pilares para sua fixação.
Próteses unitárias, parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala.
Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais, nem usar próteses removíveis e dentaduras que diminuem em muito a eficiência mastigatória. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.
O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.
Implantes ósseo integrado
São implantados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da osseointegração (integração ao osso) leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante. Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese
A “prótese sobre implante” confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes, próteses adesivas, roachs/ próteses parciais removíveis ou dentaduras convencionais.
Hoje em dia, com o advento da implantodontia, não compensa financeiramente fazer pontes fixas pois tem elevados custos laboratoriais, além da possibilidade de infiltração e fratura dos pilares alguns anos depois.
Tipos de Próteses sobre Implante
• Coroas Unitárias- para substituição de 1 único dente
Coloca fotos abaixo.
• Coroas Múltiplas esplintadas- recomendado para regiões de extremo livre posterior,
confere uma maior longevidade aos implantes minimizando uma possível perda óssea.
Ponte Fixa entre Implantes
São indicadas para áreas onde não existem condições ósseas para colocação de um implante para cada dente perdido e/ou para reduzir o custo da reabilitação oral.
Prótese Protocolo
Prótese total implanto-suportada e implanto-retida. Fixada sobre 4 à 8 implantes (variando de caso a caso), este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, o único incoveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada pois todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana.
Próteses totais
Reabilitam toda arcada superior ou inferior, apoiadas sobre um conjunto de implantes de forma fixa (paciente não precisa remover a prótese para limpeza). Este tratamento é indicado para pacientes desdentados totais (que usam dentadura) ou aqueles que necessitam extrair todos os dentes de uma arcada devido a doença periodontal (gengivite). O tratamento é realizado em duas fases (fase cirúrgica e protética), com um período de ósseointegração (que vai ocorrer no período de 4 a 6 meses, dependendo das condições ósseas).
Prótese Overdenture
Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 à 6 variando de caso a caso) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.