APARELHOS ORTODÔNTICOS

Aparelho ortodôntico é um tratamento indicado não só para melhorar a estética do sorriso, mas também para garantir a manutenção da saúde bucalA correção pode ter o objetivo de ajustar a mordida, alinhar dentes tortos e melhorar a sua qualidade de vida. Existem diversos tipos de aparelho, com diferentes indicações de uso:

Aparelho Fixo tradicional

aparelho ortodôntico fixo, é o tipo mais comum. Possui bandas, fios e/ou braquetes. Os Braquetes podem ser Metálicos ou Estéticos (policarbonato, porcelana ou safira)

Tal como o nome sugere, é fixado nos próprios dentes e é normalmente constituído por braquetes que se colam nos dentes, e a eles aplicado um arco e fixados aos mesmos por elásticos (“borrachas”).

 Os dentes são puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta.

Por não permitir a remoção, não dependemos muito da colaboração ou utilização por parte do paciente para obter resultados efetivos. Com esse aparelho conseguimos movimentos precisos dos dentes, porém exige um cuidado maior na sua higienização.

Aparelho Fixo Autoligável

O sistema de aparelho autoligável é uma evolução dos aparelhos fixos. Adaptado tanto à versão tradicional quanto à estética, os bráquetes não precisam das borrachas para prender os fios ou arcos ortodônticos.

O sistema utiliza diferentes arcos produzidos com ligas metálicas que se diferem das tradicionais, o que pode favorecer a redução do tempo de tratamento, bem como da realização das manutenções.

Nos aparelhos autoligáveis não é necessário realizar trocas de borrachas, apenas dos arcos. Entre as vantagens, sem dúvida, merece destacar que esse tipo de tratamento é mais rápido, confortável, menos dolorido e demanda menos visitas ao dentista.

Alinhadores Transparentes

As placas invisíveis, também conhecidas como alinhadores transparentes (Invisalign e afins), integram um dos tratamentos ortodônticos mais procurados da atualidade e que têm feito muito sucesso entre os pacientes, especialmente o público adulto, sendo contra-indicado para crianças.

São produzidos através de softwares que permitem visualizar os planejamentos e resultados pretendidos.

É um aparelho que permite o alinhamento dos dentes sem a necessidade de colar braquetes nos dentes e colocar fios.

Por meio de um tratamento desenhado de acordo com as suas necessidades, são produzidas várias placas transparentes e removíveis, que alinham os dentes.

Cada placa é produzida para se adaptar aos dentes em cada etapa do tratamento, à medida que ela é utilizada e os dentes se movimentam, sendo feita a substituição do alinhador até alcançar o resultado pretendido.

Sua vantagem,é o conforto e estética, pois o alinhador é imperceptível (0,75mm), você tem a liberdade de removê-lo para se alimentar, escovar os dentes e realizar atividades físicas.

Aparelho Móvel

Muito eficaz para crianças e adolescentes em fase de crescimento pois direciona e estimula o posicionamento dos dentes e crescimento ósseo facial da mandíbula e maxila,  preparando a boca para a posição dos futuros dentes permanentes, corrigindo o alinhamento dos dentes. (Ortopedia facial).

Também pode ser utilizado para contenção ortodôntica e pequenos movimentos dentários.

 Os aparelhos móveis também são associados a tratamentos de pacientes que têm arcada inferior recuada com relação à superior ou que apresentam a mordida aberta.

Entre as suas vantagens, vale destacar:

  • permite o estímulo do desenvolvimento ósseo em crianças;
  • facilidade para a higienização;
  • possibilidade de remover o aparelho antes das refeições;
  • conforto durante o tratamento;
  • contribui para a manutenção dos resultados obtidos após tratamento com aparelho fixo.

O aparelho removível pode ter vários tipos de desenhos, que vão variar de acordo com o problema de cada paciente. Feito em placa de resina acrílica, ele leva alguns fios de aço que têm a função de posicionar e encaixar os dentes, direcionando o desenvolvimento dos dentes e dos ossos dos maxilares.

Expansor Palatino

Muita gente nem conhece, mas o expansor palatino é também um tipo de aparelho. Esse modelo promove um ganho transversal na largura do palato (céu da boca) sendo indicado em jovens para corrigir mordidas cruzadas, ou seja, quando a região posterior do arco superior estão estreitos em relação ao inferior, além de ganho de espaço para dentes anteriores apinhados.

Aparelho de contenção

contenção de aparelho é considerada a parte final do tratamento ortodôntico.

Ele tem como objetivo manter os dentes na sua posição final, sendo essencial para garantir que os dentes permaneçam na posição correta. Isso porque, ao retirar o aparelho ortodôntico, existe uma tendência natural de que os dentes retornem à posição que estavam no início do tratamento.

Isso acontece porque as fibras periodontais e ósseas são bem elásticas e têm um tipo de memória. Assim, quando o aparelho é retirado e não existe mais nada para “segurar os dentes”, eles tendem a voltar para a posição original.

O aparelho de contenção reeduca o organismo para que ele reponha as fibras e reconheça que aquela é a nova disposição natural dos dentes. As contenções podem ser fixas ou removíveis.

No caso da contenção fixa, ela é feita de fios de aço que são presos na face interna dos dentes anteriores, geralmente na arcada inferior. Elas podem ser usadas por um longo período e são imperceptíveis, não causando nenhum tipo de comprometimento estético.

Já a contenção removível é muito parecida com o aparelho móvel. Ela pode ser usada tanto na arcada inferior quanto na superior.

A indicação em relação à necessidade de uso da contenção vai depender das particularidades de cada paciente.

CANAL - ENDODONTIA

Canal

Procedimento que busca reparar e tentar salvar dentes que já estejam muito prejudicados.
O canal da raiz dentária é um tratamento para reparar e salvar dentes muito danificados ou infectados. O procedimento envolve a remoção da área danificada do dente (a polpa), limpeza e desinfecção e, em seguida, o preenchimento e selamento.

As causas comuns que afetam a polpa são dentes trincados, cárie profunda ou tratamento dental repetido na raiz ou trauma.

O termo “canal da raiz” é proveniente da limpeza de canais dentro da raiz do dente.

CHECKUP DIGITAL

A maior novidade no mundo da odontologia.

Exame Intraoral Digital

O Exame Intraoral Digital, também conhecido por Check-up Preventivo Digital, é uma câmera que fotografa todos os dentes, com um aumento de até 60 vezes do tamanho normal. Com isso, é possível visualizar qualquer problema, por menor que seja, e o dentista tem a possibilidade de fazer uma microintervenção, sem causar dor nem estresse.

Após a captura das imagens de todos os dentes, o dentista analisa minuciosamente cada uma, com o intuito de encontrar vestígios do início de uma doença.

Em seguida, é realizado um laudo apontando todos os problemas encontrados, como um plano de tratamento.

CLAREAMENTO DENTAL

Clareamento dentário é um tratamento que não só pode melhorar esteticamente seus dentes, como também traz benefícios para sua saúde e autoestima. Existem 3 modalidades de clareamento dental mas é imprescindível fazer um exame minucioso dos dentes antes de decidir, porque nem todos os pacientes estão aptos para fazer o branqueamento.

Clareamento Dental Inoffice/ à Laser

Esse método é feito exclusivamente no consultório dentário, utilizando um gel com concentração maior de ativo clareador enriquecido de remineralizadores de esmalte.

Nessa modalidade há um controle melhor do tempo e locais de aplicação do gel, devido a possibilidade de isolamento das áreas sensíveis, minimizando o risco de dor.

Uma sessão de 40 mins equivale á 1 semana do clareamento caseiro.

 

Em média 3 sessões são suficientes pra alcançar o resultado almejado, geralmente conseguimos baixar 2 tons da cor inicial.

Clareamento Dental Caseiro

clareamento caseiro requer paciência porque leva mais tempo para obter resultado comparado ao método feito em consultório.

Ele é feito com o auxílio de uma moldeira de silicone preenchida com um gel clareador e tem que ser aplicado diariamente durante três à quatro semanas ou de acordo com a orientação do dentista.

Nem todo paciente pode fazer o clareamento caseiro devido a recessões gengivais, exposição de dentina/cemento dentinário e trincas profundas no esmalte, que podem causar dor persistente traumatizando o paciente, o fazendo desistir do tratamento.

Além disso, há a possibilidade do resultado não ser alcançado pela aplicação errada do gel sem supervisão.

Clareamento Dental Conjugado

Laser + Caseiro

Quando o paciente está clinicamente apto e quer um resultado um pouco mais além da média alcançada com 3 ou 4 sessões do clareamento à laser, podemos conjugar as sessões inoffice com o clareamento caseiro.

RESTAURAÇÕES E FACETAS

Restauração/Obturação

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal.

 Dentística é a especialidade da odontologia que engloba as restaurações para tratar cáries ou traumas dentários.

A restauração ou obturação é a reconstrução do dente, onde são utilizados materiais como resina, ionômero de vidro ou o amálgama de prata (que não se usa mais rotineiramente devido à toxidade do mercúrio presente nesse material)

Existem técnicas como o isolamento absoluto, adesivos e resinas de última geração que prolongam o tempo de vida das restaurações de resina, se igualando ao tempo de vida das antigas restaurações de amálgama.

Facetas / Lentes de Contato

As facetas se diferem das lentes técnicamente falando pela espessura da lâmina e pelo desgaste realizado no dente receptor.

 Elas cobrem a parte visível dos dentes, como uma espécie de revestimento, proporcionando uma aparência bem natural. São usadas também para corrigir falhas e trincas, dentes desalinhados, desgastados, manchados ou com espaçamento(diastemas).

Podem ser feitas em resina ou porcelana.

As facetas de resina podem ser feitas diretamente no dente pelo profissional em sessão única ou indiretamente pelo laboratório de prótese.

As Lentes e Facetas de Porcelana (cerâmica) só podem ser feitas indiretamente através de moldagem e execução pelo laboratório de prótese.

Hoje em dia, elas são planejadas e executadas digitalmente, com mínimo desgaste e excelentes resultados estéticos.

PONTES FIXAS

Pontes Fixas

A função da ponte fixa é substituir um ou mais dentes ausentes.

 A ponte é formada por duas ou mais coroas (dependendo da sua extensão) ― uma em cada extremidade ― e uma ponte de dentes protéticos que se assentam sobre o espaço deixado pelos dentes faltantes na gengiva. As coroas nas extremidades de uma ponte podem ser colocadas sobre dentes existentes (que precisam ser desgastados pelo dentista para se encaixarem corretamente), ou podem ser fixadas a implantes dentários (para redução do custo na reabilitação)

Sua grande desvantagem em relação aos implantes dentários é a necessidade de desgastar os dentes pilares pra sua fixação. Os dentes protéticos (chamados de pônticos) ocupam o espaço onde não há dentes. E a ponte é cimentada sobre os dentes pilares desgastados.

Endereço

Av. Rio Branco, 45 SL 507 E 508 - Centro - RJ