Conheça 10 tipos de alimentos para fortalecer os dentes2

Conheça 10 tipos de alimentos para ter dentes saudáveis

Dentes Saudáveis

Você já fez essa pergunta: O que é bom para fortalecer e ter dentes saudáveis?

Muitas pessoas têm a preocupação em consumir alimentos saudáveis que além de fortalecer o sistema imunológico, ajudam a manter os dentes em bom estado. Por isso é importante conhecer alimentos capazer fortalecer os dentes.

E para te ajudar a manter sua saúde bucal em dia, aqui vão algumas dicas de alimentos que fazem bem aos dentes. Níveis adequados de flúor, sais minerais, vitaminas, cálcio, fósforo também são importantes para quem deseja ter uma boca saudável.

▪ Cenoura: Limpa os dentes, favorecendo a higienização da boca;

▪ Chá verde: Possui catequina, um antioxidante que diminui a incidência de cáries e impede a formação de placas bacterianas nos dentes;

▪ Chicletes sem açúcar: Aumentam a quantidade de saliva na boca que neutraliza a acidez após as refeições, protegendo o esmalte dos dentes;

▪ Laticínios: Leite, queijo e iogurte são ricos em cálcio e fósforo, minerais essenciais para a formação estrutural dos dentes. Possuem também proteínas que diminuem a acidez bucal e protegem o esmalte do desgaste;

▪ Linhaça: É rica em ômega 3, um nutriente que aumenta a resistência do organismo a inflamações e infecções, o que ajuda a diminuir a inflamação bucal.

▪ Maçã: A maça libera ácidos na boca que favorecem a digestão dos alimentos e contém fibras que promovem a limpeza dos dentes durante a mastigação;

▪ Peixes: Salmão, sardinha, atum, além de serem boas fontes de cálcio, também são ricos em vitamina D. Esta vitamina atua diretamente na absorção e fixação do cálcio, o que faz destes peixes excelentes fortificantes dos dentes.

Saúde dos dentes

Para prolongar a saúde dos seus dentes, além de fazer visitas regulares ao nosso consultório Riodentists, evite sucos industrializados, refrigerantes, balas, alimentos açucarados, chicletes com açúcar.

Outra dica! Diminua a ingestão de café, bebidas com corantes pois possuem pigmentos que podem causar manchas nos dentes.

Tenha atenção ainda aos horários das refeições, evitando o consumo de alimentos açucarados e ácidos como limão, vinagre, porque colaboram para a redução do pH bucal tornando a saliva mais ácida. Consequentemente, os dentes ficam mais vulneráveis às doenças bucais.