Por que realizar o exame intraoral digital com o dentista?

Exame digita intraoral

Por que realizar o exame intraoral digital com o dentista?

O exame intraoral não avalia apenas a saúde dos dentes. A odontologia moderna valoriza a prevenção de doenças e a realização de tratamentos minimamente invasivos como forma de obter e proteger a saúde bucal e geral.

O ponto principal no desenvolvimento dessa filosofia é o diagnóstico completo e correto da condição odontológica de cada um e, para que isso aconteça, é indispensável a utilização de exames que auxiliem na detecção precoce de qualquer alteração.

Com a realização do exame intraoral digital, que é a soma de diversos exames como fotografias em alta definição dos dentes, radiografias e outros, pode-se evitar o aparecimento de muitas doenças bucais.

Ao detectar uma doença em estágio inicial o dentista pode fazer com que o tratamento seja bem mais rápido, sem dor e até mesmo mais barato. Como saber se seu dente tem cárie?

EXAME INTRAORAL PREVENTIVO

Através da boca muitas outras doenças podem chegar ao organismo e por isso o acompanhamento contínuo de um dentista é muito importante. Problemas na gengiva e inflamações podem, em um estágio mais grave, chegar à corrente sanguínea e afetar outros órgãos, por isso a atenção deve estar redobrada.

Uma tecnologia que vem sendo utilizada na Riodentists e que colabora para que as dentistas consigam identificar situações odontológicas e intervir antes que ocorra algum dano é o exame intraoral digital preventivo.

Este exame rápido e indolor é realizado no próprio consultório com uma câmera intraoral de alta definição, capaz de aumentar 60 vezes o tamanho da imagem capturada.

Durante sua execução é feito um levantamento fotográfico de toda a boca, dentes, mucosa e língua e, através da análise dessas imagens, é possível identificar alterações em estágios iniciais, até mesmo imperceptíveis a olho nu, como pequenas cáries, infiltrações em restaurações, trincas em dentes, desadaptações em próteses e lesões na mucosa.

O exame intraoral digital pode e deve ser feito em todas as idades, sem contraindicações. Sua utilização ajuda a definir a melhor maneira de manter o equilíbrio da saúde bucal, evitando dores, incômodos e tratamentos caros e complexos.